Etiquetas

domingo, 14 de outubro de 2012

O milagre da moda, ANOS 50!














É bem conhecido de todas nós, que a moda no século XX é um milagre, pois vendo como era no inicio do século e como terminou, há um abismo. Você acha que você está abalando no mundo fashion? Que suas roupas estão inovando a passarela de concreto vagabundo do Brasil?

Sentem-se em meu divã e venha refletir comigo a respeito de uma breve história da moda feminina.

1910-1920


Uma curiosidade, eu acredito que esse conjunto feito para o filme Titanic ,que aparece bem no inicio da  história, não foi uma leitura muito apropriada da época. Principalmente se vermos que durante o filme muitos outros vestidos aparecem, e de longe não se assemelhavam a este. Pode ser que se introduziu para fazer uma referência de tempos de mudança, mas com certeza não se enquadra na época.



Não quero ser chata e nem brega, mas eu não usaria essas cortinas e essas flores todas, mas deve ter gente que aprecie o estilo. Percebam o quanto de tecido elas tinham, de certo modo é bem pouco comparado com o século XIX, contudo a época vivia um ecletismo cultural. Quanto mais exuberância melhor!


Por favor, minhas Queens parem de ter preguiça e leiam, é interessante! Quando nos permitimos ver o que se fazia no principio sabemos tudo aquilo que pode voltar a acontecer. No inicio a moda era muito pitoresca, regada de vestidos estampados, chapéus suntuosos, cabelos comportados e o corpo bem coberto (Não era uma burca, mas para nossos padrões era muito bem coberto). E os detalhes em flores, camadas de tecidos, fitas e outros mais, era indispensáveis. Sem esse cobertor todo e muitas joias, algumas mulheres literalmente se sentiam nuas, logo, no inicio do século quanto mais detalhes o vestido tinha era melhor.

1920-1930


Sou muito boba, pois até hoje gosto desse estilo, desse caimento dos anos 20 no corpo. Muitas coisas usamos até hoje, acredito que a partir dessa década a moda ganhou muitos nomes importantes. E a revolução por de trás disso não poderia ser completa se não fosse por Coco Chanel, a diva transformou a mulher escrava de suas roupas a uma artista de  sua própria liberdade se se expressar. Percebam o preto básico e elegante, mas nessa década ainda não havia a marcação da cintura e saia volumosas, como será a década de 50.

A primeira coisa que devemos ressaltar é que já na década passada iniciamos a Primeira Grande Guerra, mas o que isso afeta? Bem minhas Queens, como todos os países lascados, comprar tecido em excesso se tornou um luxo, então a moda teve que se enquadrar na falta dele e saber usar o pouco que tinha. Ai surge peças de vestuário mais delgadas, com pouco tecido, pouco detalhe, bem básica e elegante pela simplicidade. Ou seja, se tu usa pouco hoje e acha elegante é resultado de muitas guerras e crises no mercado para chegar aqui.

1950

E por que eu pulei as décadas? Bem é já sabido que haverá a Segunda Grande Guerra e as mulheres terão escassez na moda, um look mais austero e com a aquisição de roupas masculinas entre as mulheres. A década de 50 nos reserva um luxo digno dos tempos de outros, tanto que é conhecido como tempos dourados! Então vou passar pouco tempo detalhando a história e detalhando mais as roupas e como identificar esse estilo para se vestir com classe.

Esse é um modelo típico e que adoro muito. Vamos começar para quem deseja se enquadras na época!

  1. Cintura: Percebam que a cintura dela está extremamente marcada, na década de 50 definir a cintura era sinônimo de elegância, pois explorava a silhueta feminina. Era um modo de aproveitar a feminilidade ao máximo!
  2. Saia: Não era qualquer saia que servia, tem uma série de fatores que se tomarem cuidados minhas Queens, vãos estar um MIX de décadas! Saia bem marcante na cintura e bem volumosa, percebam também que a saia não fica acima dos joelhos, a boa década cobra ela com pernas a mostra, mas abaixo dos joelhos.
  3. Maquiagem: Esse é outro detalhe para se tomar cuidado, a década de 50 foi uma revolução no mundo dos cosméticos. Em nossa modelo a cima ela apela para o rimel e o lápis de olho, isso da um destaque nos olhos, mas não acredito muito nas sombras elaboradas nessa década, era bem minimalista a maquiagem. Outra coisa são as sobrancelhas bem definidas, e talvez esse seja o charme da época, a sobrancelha bem definida realça o rosto dando mais expressão. 
  4. Luvas: As luvas podem ser uma boa pedida, não é que você tenha nojinho, jamais! É um símbolo de sofisticação, de zelo e cuidado. Deixa a mulher bem elegante, claro dependendo da roupa, mas em geral a década permitia com ou sem luvas, no caso são luvas curtas que vão até mais ou menos a altura do pulso.
  5. Estampas: Não vão tacar uma estampa floral que isso não colabora muito, se usava muito o xadrez, a boa e velha estampa de bolinhas, tecidos monocromáticos, em geral composições básicas. Nada de lançar um lençol de avó, que não cola!
  6. Cabelos: Eis o link, onde falo bem mais detalhadamente a respeito dos cabelos da época.







Uma mensagem para você que acha que o Blog precisa dar o passo à passo!

Querida Queen, em meus anos de breguisse eu me abri para um guarda roupa sofisticado e bem Vintage! Tudo isso fruto de duas coisas, pesquisa e criatividade! Então não procure aqui um tutorial, aqui há análises, há estudos, para que através dessa pesquisa você solte a criatividade.


Faça as roupas que usa, não deixe que as roupas façam VOCÊ


by Azshara O'Hara

Sem comentários:

Enviar um comentário